Estrutura Capilar Saiba como é formado cada fio de cabel

O CIMENTO INTERCELULAR

Também conhecido como Complexo de Membrana Celular ou CMC, garante a coesão das escamas e do córtex, contribuindo para a sua solidez, característica de uma fibra natural e sadia. Seu papel e sua integridade são essenciais à boa saúde capilar, pois seus componentes são vulneráveis aos ataques exteriores suscetíveis à sua degradação, como os raios UV, a umidade e os tratamentos químicos".

O CÓRTEX

A especialista explica que esta é a camada intermediária da fibra. "O córtex é o corpo e o coração da fibra, sua parte mais volumosa. Constituído por um feixe de proteínas fibrosas dispostas de forma compacta ao redor da medula, ele confere numerosas propriedades físicas à fibra. Além disso, o córtex contribui para as propriedades mecânicas do cabelo, que são solidez, elasticidade e permeabilidade", pontuou.

A MEDULA "

A medula está situada na parte central do fio. Sua presença, ao longo do cabelo, é descontínua, podendo até ser ausente", explicou Marcela. Apesar de ainda não ter sido determinada a função desta região, estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio, onde ela serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

COMO OS FIOS FICAM FRAGILIZADOS "

Conhecer alguns aspectos da fragilidade capilar de modo mais científico será de grande valor no desenvolvimento da expertise para o diagnóstico. Produtos utilizados em colorações, descolorações e alisamentos modificam a estrutura da fibra capilar, levantando as bordas das escamas e modificando as ligações químicas responsáveis pela coesão da fibra. Assim, o cabelo fica mais frágil e com uma maior necessidade de tratamento", explicou. QUAL REGIÃO SOFRE MAIS DANO? "A desorganização estrutural das escamas deixa a fibra vulnerável às agressões exteriores, promovendo o ressecamento e tornando o toque áspero. Dessa maneira, os fios perdem o brilho e surge o frizz. Enfraquecidos ao extremo, os cabelos afinam e se tornam quebradiços, sendo o córtex o principal afetado, devido à desconexão da cutícula", encerrou a profissional.

Siga nossa fanpage

Nossa linha de máscaras profissionais