Quais Os tipos de cabelos e o couro cabeludo

OS TIPOS DE CABELOS E COURO CABELUDO

OS TIPOS DE CABELOS E COURO CABELUDO

O tipos de cabelos e o couro cabeludo acumulam ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pela glândula sebácea, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, bem como sujeira e fuligem do ar.

TIPOS DE CABELO Podemos classificar os cabelos, ou couro cabeludo em:

  •  oleosos
  •  normais
  •  secos
  •  danificados
  •  mistos

CABELOS OLEOSOS 

Sua formulação deve conter: hamamélis, aloe vera, arnica;  O poder de dertegência deve ser maior, com menor quantidade do tensoativo anfótero.

CABELOS NORMAIS  Sua formulação deve conter: jojoba, lecitina de soja, algas marinhas;  O poder de detergência deve ser equilibrado.

CABELOS SECOS  Sua formulação deve conter: mel, gérmem de trigo, proteínas, colágeno;  O poder de detergência deve ser menor, compensado por um tensoativos anfótero.

DANIFICADOSFormulação: queratinas, filtro solar, silicones, ceramidas;  O poder de dertergência e igual ao cabelos secos.

CABELOS MISTOS São cabelos que possuem a raiz oleosa, por produção excessiva da glândula sebácea e as pontas secas ou danificadas,normalmente por tratamento inadequado ao cabelo;  Combinações de fatores externos como: colorações, alisamentos, permanentes, sol em excesso, uso incorreto do secador provoca ressecamento dos fios.

CABELOS MISTOS  Geralmente trata-se de cabelos de comprimento médio ou longo;  Sua formulação deve conter: proteínas hidrolisadas, ginseng,confrei;

CABELOS MISTOS  Poder de detergência balanceado, com ingredientes de ação antiséptica e princípios ativos que garantem brilho, maciez para a raiz oleosa e para as pontas que são secas.

Para cada tipo de cabelo existe um produto específico: cabelos oleosos, normais, ressecados, danificados, crespos, afro.

COMO É UM CABELO CRESPO?

São mais frágeis e delicados, necessitando de um tratamento equilibrado, que elimine o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, facilitando crescimento, o fortalecimento e a hidratação dos fios até as pontas dos cabelos.

CABELOS OLEOSOS

As glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem gordura em excesso, deixando a raiz oleosa. Nos cabelos longos, as pontas podem ficar ressecadas.  Produtos com extratos de: frutas (morango e papaia), hamamélis, algas,argila, derivados de silicone, calêndula e camomila, que além de remover a oleosidade excessiva hidratam o fio.

CABELOS NORMAIS

 Apresentam grau normal de hidratação e oleosidade.  Produtos derivados de: silicone lanolina, proteínas, cerâmidas, papaia, pantenol e algas, que além de aumentar a maleabilidade do cabelo protege contra as agressões externas como: sol, vento poluição, mar.

 

CABELOS RESSECADOS  Fatores externos como, água do mar, sol piscina e poluição, removem a hidratação natural dos fios, deixandoos desidratados, opacos, sem volume, quebradiços e com pontas duplas.  Produtos derivados de: silicone, colágeno, elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas, vitamina E e pantenol, que repõem os nutrientes e ajuda a unir pontas duplas.

CABELOS DANIFICADOS

Processos químicos (coloração, alisamento e permanente) abrem as escamas do fio, deixando-os desprotegidos. Ocorre perda de água e queratina ficando o cabelo opaco, fino e com pontas duplas.  Produtos derivados de: óleos vegetais, proteínas, ceramidas, vitamina E, pantenol, esqualeno, uréia e derivados de silicones e lanolina, amenizam o aspecto quebradiço dos cabelos.

 

CABELOS AFRO OU ÉTNICO

Naturalmente muito ressecados e finos. Por causa dos cachos a gordura não se distribui adequadamente ao longo do fio.  Produtos derivados de: óleos vegetais, proteínas, vitamina E e derivados de silicones e lanolina, pantenol repõem nutrientes, aumentam a espessura do fio, fecham as escamas e evitam a perda de água

 

FONTE : CURSO DE CABELOS

curso de cabelos