aprenda usar cosméticos profissionais nos cabelos

Saiba usar cosméticos profissionais nos cabelos das clientes

   

Cuide bem dos cabelos: Você sabe usar cosméticos profissionais nos cabelos?

Para ter cabelos bem cuidados, você precisa fazer a escolha correta dos produtos, saber para o que serve e também como usar cada um deles. Veja neste post as dicas desde os cuidados básicos, fazer hidratação e de como utilizar todos os tipos de produtos para os cabelos para se ter um cabelo lindo!   Além do básico Shampoo e condicionador que todas usam, uma infinidade de produtos para os cabelos estão disponíveis para deixar as madeixas mais bonitas. Mas você sabe para que servem?   Nem sempre o top lançamento é indicado para você, pois o importante é escolher a linha de produtos para o seu tipo específico de cabelo (liso, crespo, com química, seco e outros).   O maior problema é saber como escolher adequadamente cada produto, saber como e para que eles funcionam e o principal, como usar. Alguns produtos podem fazer muito bem aos cabelos, mas se usados de forma errada o resultado pode não ser muito bom.   Outra coisa que pode parecer simples é saber como cuidar dos cabelos desde o básico, como lavar, enxaguar adequadamente já fará uma grande diferença nos cabelos. E você sabe lavar os cabelos? Qual é a melhor temperatura da água? O tempo de pausa do shampoo que deve respeitar? Usar condicionador, e saber qual é a função dele?   Pode parecer bobagem, mas tem sim muita importância saber como se lava um cabelo adequadamente, como e para o que cada produto serve, e como utilizá-lo. Assim o resultado vai ser o desejado. Seu cabelo ficará muito saudável e bonito.

Dicas para escolher e usar os produtos de cabelo adequadamente e ter cabelos lindos

Selecionamos os principais produtos explicando a sua função e claro, como usar cada um deles. Segue:

Mudar a marca do Shampoo ?

Muitas mulheres ficam na dúvida se o cabelo melhora mudando a marca do Shampoo, e a resposta é sim. O cabelo acostuma com a química de certo produto quando usado por muito tempo.     Dica esperta! Compre sempre duas linhas diferentes de shampoo e condicionador podendo ser da mesma marca e vai alterando o uso deles a cada quinze dias. Assim seus cabelos não acostumam com o produto evitando que o mesmo deixa de fazer o efeito desejado.  

Proporções que você deve usar o shampoo

Tanto os shampoos como os produtos finalizadores tem uma quantidade própria para o seu uso, nem mais nem menos. Uma boa maneira de medir a quantidade de produto usado é imaginar uma moeda no centro da mão e dosar conforme o seu cabelo. Por exemplo, para os cabelos ralos e com pouco volume, use uma quantidade que equivale a uma moeda de 10 centavos. Já para um cabelo mais volumoso, utilize uma quantidade maior que se assemelhe a uma moeda de 25 centavos.Preciso lavar o cabelo todos os dias?     Essa é uma discussão muito comum e depende muito de cada situação. No geral, os cabelos com raiz oleosa são os que precisam ser lavados todos os dias. Quem tem o cabelo oleoso sabe que basta um dia sem lavar para que os fios fiquem extremamente pesados e sem volume tornando difícil elaborar um penteado, e sem falar nas chances de maiores problemas como a caspa e a queda de cabelo.   Existe é claro a opção de usar um shampoo seco, na hora da emergência, mas isso não deve ser feito sempre, e não é o mais indicado. Se você tem muita oleosidade pode mudar a alimentação, esfregar e mecher menos no cabelo e no couro cabeludo durante o dia para não ativar as glândulas sebáceas. Pode consultar um dermatologista para indicar um dermocosmético que minimiza esse efeito.   Para quem não tem o cabelo oleoso demais, pode se dar ao luxo de lavar o cabelo em dias alternados, pois a oleosidade natural irá manter a hidratação dos fios por mais tempo sem ficar pesado e sobrecarregado. Já os cabelos crespos podem ser lavados até duas vezes por semana devido a dificuldade que o óleo tem de se espalhar por todo o fio. Mas atente sempre nos demais dias para a hidratação dos cachos ou mesmo das madeixas lisas! É bom utilizar um borrifador para umedecer e um leave-in ou mousse para definir os  cachos.

Para que serve o leave-in?

  O leave-in é produto que serve para proteger os cabelos do sol, e resíduos externos além de ter função emoliente e hidratante. Ele consegue manter a umidade dos fios por mais tempo evitando que o cabelo resseque demais e se quebre. Você pode usar o leave-in com os cabelos ainda úmidos somente do meio as pontas dos fios. Existem leave-in de algumas marcas que conseguem alisar também só que temporariamente.

Reparador de pontas

Os cabelos sofrem as mais diversas agressões todos os dias, sejam elas por produtos alisantes, tinturas ou fatores externos como sol. Nisso os fios perdem nutrientes e sua umidade natural, tornando-o mais seco, com frizz e quebradiços e em algumas vezes os fios se abrem nas pontas. Quando você percebe que o cabelo está com aspecto “espigado” e mesmo úmido ele não resolve, é hora de usar um reparador de pontas. Prefira os reparadores que possuem silicone na sua formulação, pois eles funcionam como um protetor térmico protegendo do sol. Alguns produtos com baixa proporção de silicone correm o risco que fazer o seu cabelo queimar em altas temperaturas. Para aplicar, utilize uma pequena quantidade nas pontas dos fios e massageie para que o produto penetre e faça efeito. Outra boa indicação é a tesoura, corte as pontas pelo menos a cada 6 meses. Uma vez que as mulheres não gostam de aparar os cabelos todos os meses como os homens. Pode notar que eles não costumam ter pontas duplas nos cabelos, justamente por isso.

Máscara de hidratação Profissional

A máscara de hidratação é um produto usado para se fazer a famosa “massagem” nos cabelos. E uma hidratação deve ser feita em todos os tipos de cabelos pelo menos a cada 15 dias. Você pode fazer esse processo no salão, onde existem produtos de linha profissional e que proporcionam um resultado excelente, ou em casa, já que existem no mercado produtos de ótima qualidade como é o caso das ampolas de tratamento, a própria máscara de hidratação e cremes de tratamento hidratante. O hidratação deve ser feita durante ou após o banho, massageando o cabelo do comprimento as pontas dos fios. O tempo de ação varia para cada marca devendo ser respeitado as instruções do produto que você estiver utilizando. Se for um produto que indique mais do que 5 minutos, você deve sair do banho com a máscara nos cabelos, deixar agir e depois enxaguar bem. Mas não é necessário ficar mais do que 20 minutos com uma máscara nos cabelos, depois desse tempo o resultado não será benéfico. Não precisa também de touca térmica, basta deixar o produto nos cabelos. No salão costuma ter aquele aparelho umidificador que ajuda, e na sauna a vapor também é bom. Mas em casa sem esses recursos extras basta deixar agir e depois de 20 minutos enxaguar. Ok?   Veja também> Selagem térmica para os cabelos – O que é e como fazer

 Vai fazer chapinha? Saiba quais produtos usar antes e depois de alisar os cabelos

Aquelas que não dispensam um liso perfeito têm a chapinha como sua melhor aliada, afinal, ela é a responsável por garantir os fios bem esticados que as fãs do visual mais polido amam. Mas, para que o resultado seja positivo e, principalmente, para que o aspecto sedoso permaneça nos cabelos com o passar dos dias, é preciso saber os produtos certos para usar antes e depois dessa finalização com prancha. Ainda tem dúvida sobre o assunto? Confira as dicas e aprenda a deixar o seu liso do jeitinho que deseja!

O CUIDADO JÁ COMEÇA NA HORA DA LAVAGEM  

  Muita gente esquece desse detalhe, mas, na hora de fazer chapinha, é importante já começar a escolher os produtos certos desde a hora da lavagem. Já que os fios serão submetidos a altas temperaturas, na hora de escolher o shampoo e o condicionador, a dica é priorizar aqueles que prometam proteção térmica e que contenham substâncias que fortifiquem as madeixas e garantam movimento aos cabelos lisos - como a queratina, por exemplo. Para quem sofre com o ressecamento, optar por shampoos mais hidratantes é a melhor maneira de amenizar o problema, principalmente quando não há tempo para hidratações antes da finalização com chapinha. Outra maneira de deixar os fios sedosos já no banho é potencializar o efeito do condicionador com algumas gotas de sérum, produto ideal para evitar as desagradáveis pontas ressecadas, a opacidade e o frizz.

APLIQUE TERMOPROTETORES ANTES DA CHAPINHA  

  Todo mundo já sabe, mas nunca é demais lembrar: antes de submeter os cabelos à qualquer fonte de calor - seja secador, chapinha ou babyliss - , é fundamental protegê-los com algum produto termoprotetor para que se crie uma película ao redor dos fios e a cutícula seja selada. Óleos capilares que contam com essa função, por exemplo, são excelentes opções para os cabelos mais finos por ajudarem a controlar o frizz e tratarem as pontas sem que o cabelo fique pesado demais, como pode acontecer quando um leave-in mais consistente é usado na hora da finalização. Investir nos termoativados também é uma boa maneira de conseguir cabelos mais sedosos, brilhosos e protegidos. Esse tipo de produto, ao contrário dos protetores térmicos, não apenas protege as madeixas das fontes de calor, mas conta com elas para que os fios recebam os cuidados necessários. Por se tratar de um tratamento mais potente, eles não devem ser usados em toda finalização antes da chapinha, mas apenas em casos de necessidade - e nunca junto com os termoprotetores; é preciso escolher entre um dos dois.

FUJA DOS PRODUTOS COM ÁLCOOL NA HORA DA FINALIZAÇÃO ANTES DA CHAPINHA  

Na hora de escolher o melhor finalizador para preparar os cabelos para receber a chapinha, é preciso ter um cuidado redobrado para que o resultado não acabe sendo desastroso. Além de priorizar os produtos com proteção térmica para que as madeixas fiquem bem protegidas, também é muito importante evitar os que contam com álcool na formulação. As temperaturas mais altas dos aparelhos que liberam calor podem fazer com que o creme esquente e, assim, acabe queimando a fibra capilar e "fritando" os fios, deixando-os ressecados e sem vida.

USE UM POUCO DE ÓLEO DEPOIS DE PASSAR A PRANCHA

  Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção. Na hora de passar o produto, use com cautela, em pouca quantidade, para que as madeixas não acabem ficando oleosas e pesadas, bem distantes do liso perfeito que se deseja atingir.  

Seu Cliente satisfeito

  Um dos principais benefícios do uso de produtos profissionais é ver o cliente satisfeito com aquilo que buscava para seu cabelo, aumentando a chance de seu retorno, já que em casa ele não conseguirá obter o mesmo resultado sem estes produtos. Você sabia que os produtos profissionais são superiores, mas conhecia detalhadamente de todas essas diferenças? Bom, agora que você já sabe, que tal conhecer melhor nossos produtos? A Passabela Distribuidora de Cosméticos Professional tem uma linha completa para salão de beleza e exclusivamente profissional. Para saber mais, entre em contato conosco!

Conclusão do post

Se você conseguir lavar a cabeça adequadamente, tanto na hora de lavar quanto com os produtos corretos para o seu cabelo,  fazer o bom uso do condicionador, leave in, máscara de hidratação e cuidados diários. Você vai conseguir ter um cabelo saudável, com brilho, maciez e lindo! Não precisa muito para conseguir isso, basta ter um pouco de dedicação e paciência. Desde a hora de simplesmente lavar a cabeça   Espero que tenham gostado do conteúdo e das dicas, deixe o seu comentário e siga no facebook